A gestação é um momento lindo da vida de uma mulher, afinal, não há nada mais sublime do que a possibilidade de um corpo gerar uma nova vida. No entanto, sendo bem realistas, é também um momento muito delicado.
Isso porque o corpo passa por uma grande variedade de mudanças e adaptações, que podem gerar inúmeros desconfortos e condições desagradáveis, como é o caso das hemorroidas.
Para quem não sabe, as hemorroidas nada mais são do que veias que ficam na região anal e se dilatam e inflamam, causando dor e desconforto, entre outros sintomas, como sangramentos.
No caso de mulheres que já tem antecedentes, o problema pode se agravar durante a gestação. Mais do que isso, o excesso de peso na região abdominal, característico dessa fase da vida, também pode fazer com que o problema apareça.
Isso porque o modo com que as hemorroidas surgem é bem semelhante ao das varizes.
Assim, com o crescimento do bebê dentro do ventre, acaba ocorrendo uma compressão do reto, que dificulta a volta do sangue ao coração, fazendo com que ele fique retido e levando à dilatação da veia.
Quando são externas, ou seja, projetadas para fora do reto, podem causar dor mais intensa e desconforto, além de coceira e sangramento.
De uma forma geral, as hemorroidas tendem a desaparecer sozinhas no caso das gestantes. No entanto, o mais indicado é sempre procurar um profissional médico para que seja possível ter o diagnóstico adequado.
Dessa forma, também será possível usar algum tipo de medicamento que ajude a tratar os sintomas e diminuir as dores, o Hemo Control é um remédio natural e portanto não faz mal.
Tratamento para hemorroidas na gravidez
De uma forma geral, como foi explicado, o problema tende a se resolver sozinho. No entanto, algo que pode ajudar muito é adotar uma alimentação rica em fibras e água. Mais do que isso, os banhos de assento podem ser excelentes aliados.
No entanto, o fato é que somente isso pode não ser suficiente para resolver e o médico pode precisar indicar o uso de alguma pomada para resolver o problema.
Embora isso resolva a maioria dos casos, algumas hemorroidas podem ser mais difíceis de tratar, permanecendo ativas até o parto.
O mais importante é lembrar que a presença de hemorroidas não impede que haja parto normal e também não é justificativa para uma cesárea.
Mais alguns cuidados podem ser adotados nesses casos, tais como:
- Beber muita água
- Não ficar sentada por muito tempo
- Evitar alimentos apimentados
- Usar uma almofada com abertura para se sentar
- Fazer atividade física leve
- Evitar o uso do papel higiênico, preferindo limpar a região com lenços úmidos ou água morna e sabão neutro
Pronto, seguindo essas dicas você terá ótimos resultados ao tratar hemorroidas na gestação!