Como urinar menos com exercícios de Kegel

Você pode achar que às vezes tende a urinar com mais frequência. Essa necessidade incomum de esvaziar a bexiga pode ser causada por uma ingestão abundante de líquidos, um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, aumento da próstata ou um efeito colateral da cirurgia.

Se você sofre de incontinência urinária, pode fortalecer os músculos pélvicos ou tomar outras medidas, como limitar a quantidade de líquidos que bebe, para sentir menos necessidade de ir ao banheiro ou tomar algum suplemento como o Renova Prost. Em alguns casos, é aconselhável consultar o seu médico para diagnosticá-lo com síndrome da bexiga hiperativa.

Faça exercícios de Kegel para fortalecer os músculos pélvicos

Reconheça os benefícios dos exercícios de Kegel. Estes destinam-se a fortalecer os músculos do assoalho pélvico que podem ter enfraquecido devido à gravidez, parto, cirurgia, idade ou mesmo peso excessivo. Qualquer pessoa pode realizar esses exercícios, o que pode ajudar aqueles que sofrem de incontinência urinária ou fecal, discretamente e a qualquer hora do dia.

Os músculos do assoalho pélvico sustentam o útero, bexiga, intestino delgado e reto. O objetivo dos exercícios de Kegel é contrair e relaxar conscientemente os músculos pélvicos.

Eles são eficazes para quem deseja prevenir a incontinência urinária, especialmente durante a gravidez.

Se você sofre de vazamento urinário ao espirrar, tossir ou rir devido aos músculos pélvicos enfraquecidos, esses exercícios são menos eficazes, em todo caso, veja como fazer:

Localize os músculos do assoalho pélvico. Você pode não saber exatamente onde eles estão, mas é muito fácil reconhecê-los, portanto, você tem certeza de que está fazendo os exercícios de Kegel adequadamente e obtendo melhores resultados.

A maneira mais fácil de reconhecer esses músculos é interromper o vazamento de urina durante a micção. Se você conseguir detê-lo, identificou os músculos do assoalho pélvico.

Pode demorar alguns dias para descobrir exatamente quais músculos são afetados, mas continue tentando reconhecê-los e não desanime.

Esvazie a bexiga. Depois de identificar com precisão os músculos envolvidos, você estará pronto para fazer os exercícios de Kegel. É importante que a bexiga esteja vazia para exercitar o assoalho pélvico com mais eficiência.

Não faça esses exercícios para iniciar e interromper o fluxo de urina, pois você pode enfraquecer ainda mais os músculos pélvicos, piorando a incontinência e aumentando o risco de infecções do trato urinário.

Deite de costas. Independentemente de ser a primeira vez que você está tentando fazer esses exercícios ou de ter dificuldade em reconhecer os músculos envolvidos, é aconselhável que você se deite de costas. Ao fazer isso, será mais fácil contrair a musculatura adequadamente.
Certifique-se de esvaziar completamente a bexiga antes de se deitar para iniciar os exercícios.

Contraia os músculos do assoalho pélvico. Independentemente de você estar deitado ou em qualquer outra posição (quando já se tornou um especialista nesses exercícios), contrate os músculos. Mantenha-os tensos contando até 5 e depois relaxe por mais 5 segundos.
Faça 4 ou 5 repetições.

O objetivo é contrair os músculos por 10 segundos e relaxá-los por mais 10. Não prenda a respiração quando contrair os músculos, mas deixe fluir naturalmente.

Concentre-se para contrair apenas os músculos pélvicos. Você pode ser levado a agir também nos músculos abdominais, coxas ou nádegas, mas você deve focar o exercício apenas nos músculos do assoalho pélvico, dessa maneira os fortalece ao máximo.

Faça os exercícios de Kegel três vezes ao dia. Tente manter essa rotina para fortalecer seus músculos efetivamente e reduzir episódios de incontinência. Realize pelo menos 3 séries de 10 repetições por dia.

Observe o fortalecimento do assoalho pélvico. Se você pode executar esses exercícios regularmente, deve perceber, dentro de alguns meses, que os músculos pélvicos estão fortalecidos; você também deve observar que a frequência da micção precisa ser reduzida.

Por último adote técnicas comportamentais para controlar a micção!