7 Alimentos para evitar queda de cabelo

A nutrição adequada também tem efeitos positivos na saúde do cabelo. Enquanto muitos passam a ignorá-lo, os alimentos que incluímos na dieta regular desempenham um papel importante no crescimento e na força dos fios de cabelo. Além disso, eles são determinantes para evitar a perda de cabelo.

De fato, como aponta a pesquisa publicada na Dermatologic Therapy , micronutrientes como vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento adequado dos folículos capilares e a função imunológica. Portanto, obtê-los em quantidades ideais ajuda a prevenir a alopecia.

Alimentos para prevenir a perda de cabelo

Segundo informações publicadas na Academia Americana de Dermatologia , é normal perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. Mas, logo depois, o novo cabelo sai nos mesmos folículos capilares. No entanto, existem vários fatores que podem levar à perda excessiva de cabelo. Isso pode incluir:

  • O estresse.
  • Uso frequente de produtos químicos e ferramentas térmicas.
  • Doenças.
  • Alterações hormonais
  • Deficiências nutricionais
  • Maus hábitos, como consumo de álcool e tabaco.

Sendo um problema multifatorial, essa mesma entidade recomenda, como primeiro passo, consultar o dermatologista. Esse profissional será responsável por determinar o melhor tratamento de acordo com a causa da queda excessiva.

Mas, bem, para não nos desviarmos da questão principal, precisamos saber que existem alguns alimentos que ajudam a evitar a perda de cabelo quando incluídos em uma dieta saudável e equilibrada. Seu consumo ajuda a obter os nutrientes que favorecem a saúde do cabelo. Consumi-los!

1. Antioxidantes

Frutas e vegetais são a maior fonte de antioxidantes naturais que podemos encontrar. Incluí-los frequentemente na dieta é essencial para fortalecer os cabelos e estimular seu crescimento, pois ajudam a inibir os efeitos do estresse oxidativo.

E, conforme detalhado em um estudo publicado no International Journal of Trichology , o estresse oxidativo é um dos fatores que acelera o envelhecimento do cabelo, levando à perda excessiva.

Recomenda-se aumentar, especialmente, o consumo  dessas frutas e vegetais ricos em vitamina C , como:

  • A laranja.
  • O limão.
  • Kiwi
  • Espinafre
  • Brócolis.

A razão? Isso é fundamental na produção de colágeno, um componente que o cabelo precisa para ser saudável.

2. Selênio

De acordo com pesquisa publicada na Dermatology Practical & Conceptual , o selênio é um oligoelemento essencial que desempenha um papel importante na proteção contra danos oxidativos e morfogênese dos folículos pilosos.

No entanto, as evidências sobre sua relação com a alopecia são limitadas. De qualquer forma, é recomendável aumentar o seu consumo para evitar queda de cabelo. Pode ser encontrada em alimentos como:

  • Carne (vermelha) e peixe.
  • Vegetais de folhas verdes.
  • Castanha do Brasil ou castanha da Amazônia, pinhões.
  • Frutos do mar, ovos, frango e fígado, atum em conserva.
  • Alho
  • Cogumelo
  • Grãos, grãos integrais, levedura de cerveja, gérmen de trigo , farinha de trigo , macarrão e assim por diante.

Você pode ver também as melhores formas de tratar a queda de cabelo acessando o site: https://tratamentosparacalvicie.com/

3. Zinco para evitar queda de cabelo

Atualmente, há informações limitadas sobre os efeitos da suplementação de zinco no crescimento do cabelo. No entanto, existem pequenos estudos que sugerem que o consumo desse mineral pode ajudar a controlar o ciclo de crescimento do cabelo. Além disso, sua deficiência está associada a problemas como alopecia.

Uma das fontes ricas em zinco é a carne , que também contém ferro, proteínas, vitaminas B6 e vitaminas B12, associadas à prevenção e tratamento da queda de cabelo.  O zinco também está presente em outros alimentos, como:

  • Aipo
  • Espargos
  • As Figs.
  • As batatas.
  • Berinjela

4. Alimentos com biotina

A queda de cabelo e a perda de pêlos no corpo são problemas associados à deficiência de biotina. No entanto, de acordo com informações publicadas no Serviço Nacional de Saúde (NHS) , existem poucas evidências científicas de que a biotina melhore a saúde do cabelo.

A biotina pode ser consumida através de alimentos, tais como:

  • O figado.
  • O pão de fermento
  • Os cereais.
  • Avelãs
  • Ervilhas
  • Farelo de trigo.
  • Banana, entre outros.

5. Vitamina A para evitar queda de cabelo

Um estudo publicado na revista Experimental Biology and Medicine descobriu que a vitamina A da dieta serve para ativar as células-tronco do folículo piloso. Por esse motivo, é um nutriente essencial para a prevenção de problemas capilares, como queda.

No entanto, o consumo excessivo deve ser evitado, uma vez que a hipervitaminose A tem um forte vínculo com a perda de cabelo e outros problemas de saúde.

Essa vitamina pode ser consumida incluindo na sua dieta alimentos como:

  • O figado.
  • Ovos
  • Legumes em geral.
  • Leite fortificado
  • Peixe, girassol e azeite.

6. Vitamina E

Embora a vitamina E esteja incluída no grupo de antioxidantes, vale a pena fazer uma menção especial. E sua assimilação adequada contribui para cabelos mais fortes e saudáveis.

De acordo com um estudo publicado na Tropical Life Sciences Research , a suplementação com tocotrienol, um membro da família da vitamina E, aumenta a quantidade de cabelo em pacientes que sofrem de perda excessiva.

Os alimentos com vitamina E incluem:

  • Óleos de trigo e de girassol.
  • Nozes e sementes
  • Abacate
  • Vegetais de folhas verdes (como espinafre e brócolis).

7. ácidos graxos

A deficiência de ácidos graxos poli insaturados está relacionada a alterações nos cabelos , como queda excessiva e problemas no couro cabeludo. Portanto, quando se trata de prevenir a perda de cabelo, é conveniente consumir:

  • Peixe azul
  • Nozes e sementes
  • Azeite e Abacate
  • Grão de bico

Em definitivo

Podemos incluir esses alimentos na dieta como um preventivo para problemas de perda de cabelo . No entanto, se já tivermos esse problema ou percebermos outros sinais como fraqueza e ruptura, é melhor consultar o dermatologista.